terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Humanismo e Renascentismo

            7).  A compreensão desses séculos não é possível  sem atentarmos à maneira  como
o Ocidente cristão retomou a literatura dos clássicos pagãos e, no caso específico da
filosofia, como se retomou  a literatura dos filósofos gregos.
   Apesar dos progressos nos estudos filológicos, no que concerne ao mundo latino,
os séculos XV e XVI mantiveram - se muito crédulos, em relação à literatura grega,
aceitando tradições hoje reconhecidas como espúrias. Retomou - se, sobretudo,
a literatura de Platão, impregnado de elementos do neoplatonismo e do neopitagorismo
e mesmo de elementos provenientes de outras tradições, como as do mundo oriental, do
mundo egípcios e das tradições cristãs.
     Em alto apreço são tidos, por exemplo, o Corpus hermeticum,  os oráculos caldaicos
e os hinos órficos. ( Os hinos Órficos são um conjunto de composições poéticas pré clássicas, atribuídas ao culto do herói Orpheu ).  A primeira dessas obras é atribuída a Hermes Trimegisto
que, na realidade, é figura mítica.  Indica um deus egípcio Thoth, que os gregos acharam
semelhantes a Hermes,  intérprete e mensageiro dos deuses.  Daí o epiteto Trimegisto, isto é,
três vezes máximo.  A obra é do século II e III e V. Sob a máscara do deus egípcio escondem - se  vários autores. 
     Os livros ressumam doutrinas platônicas  platonismo
 Doutrina do filósofo grego Platão (428 a.C.-348 ou 347 a.C.) e de seus seguidores, caracterizada esp. pela concepção de que as ideias eternas e transcendentes originam todos os objetos da realidade material, e que a contemplação dos seres suprassensíveis determina parâmetros definitivos para a excelência no comportamento moral e na organização política.    Qualidade do amor platônico; castidade, idealidade [Segundo Platão, o amor mundano e carnal pode se tornar, por meio da ascese filosófica, uma afeição contemplativa por realidades suprassensíveis.]
 Amor a distância,  inconfesso e idealizado; embevecimento casto pela pessoa amada.
   Com forte acento neoplatônico. É um sincretismo ( fusão de diferentes cultos ou doutrinas religiosas, com reinterpretação de seus elementos.)  entre neoplatonismo e cristianismo. A obra
Oráculos caldaicos, atribuída a Zoroastro é, na realidade, produção do século II e V. Comtém
a mesma mistura de média platonismo e neopitagorismo.  Finalmente, os hinos órficos, de 
composição tardia, da época helenístico - imperial, contém doutrina que remonta ao orfismo
primitivo ( Orfismo (mais raramente orficismo) (grego antigo: Ὀρφικά) é o nome dado a um conjunto de crenças e práticas religiosas originárias do mundo grego helenista bem como pelos trácios, associada com a literatura atribuída ao poeta mítico Orfeu, que desceu ao Hades e voltou. )
    Misturado com elementos estóicos ( O Estoicismo é uma escola de filosofia helenística fundada em Atenas por Zenão de Cítio no início do século 3 a.C. Os estoicos ensinaram que as emoções destrutivas resultavam de erros de julgamento, a relação ativa entre determinismo cósmico e liberdade humana e a crença de que é virtuoso manter uma vontade (chamada prohairesis) que está de acordo com a natureza. Devido a isso, os estoicos apresentaram sua filosofia como um modo de vida e pensavam que a melhor indicação da filosofia de um indivíduo não era o que uma pessoa diz mas como essa pessoa se comporta.   Para viver uma boa vida, era preciso entender as regras da ordem natural, uma vez que ensinavam que tudo estava enraizado na natureza. ) 
    Com essas obras, é todo um reflorescer de tendências  Magicoteúrgicas( Magia Teúrgica trata de Teurgia, uma ciência que permite invocar certas forças dos mundos sutis; é a Arte de manifestar o espiritual.) que vai influenciar os autores humanistas que, no entanto, lendo-as, pensaram
entrar em contato com literatura bem mais antiga, digna de venerada consideração, 
porque mostraria uma unidade religiosa entre Egito, Caldéia, Grécia e o mosaísmo, portanto,
o cristianismo.
  Até a próxima !

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