terça-feira, 8 de dezembro de 2015

Teologia Contemporânea 3º ano - Alunos de Sábado à tarde e à distância

                           
                                               Este logotipo não pertence a este blog.


                                     Exercícios resolvidos Página 35,36,37

OQUE DIZER DO PÓS - EVANGELISMO ?

Resposta: Bom ! O movimento evangelical tem experimentado nos últimos anos que muitos de seu meio não mais se entendem como identificados com o Evangelicalismo clássico. Vários destes vivem sua fé de uma forma privada, entretanto, não encontram mais espaço nos círculos evangelicais, por não compartilharem a estreiteza e o dogmatismo dos mesmos.
  Em sua mentalidade são fortemente impregnados pela  Pós- modernidade. Também a subcultura evangelical( principalmente nos EUA ) com seus cultos especiais, centros eclesiásticos, música e literatura, bem como o crescente comércio gospel são bastante questionados.  Como movimento, o pós-evangelismo não é fácil de se descrever, visto que a relação  entre pós-evangelicais e evangelical pode ser descrita tanto como continuidade bem, como descontinuidade, pois a relação corresponde tanto ao desenvolvimento do moderno quanto
ao pós - moderno. 


COMO SE DEU O SURGIMENTO DO FUNDAMENTALISMO ?

RESPOSTA:  O fundamentalismo surgiu primeiramente como um "movimento bíblico apologético(....) contra a influência do liberalismo no estado e na igreja"( HOLTHAUS, 1992, p.656 ).      Em 1910, a igreja da Assembleia geral  dos Presbiterianos do Norte dos EUA enumerou cinco pontos doutrinários considerados essenciais para o Cristianismo: 
1º A infalibilidade da Escritura; 2º O nascimento virginal de Cristo; 3º A expiação substitutiva de Criso ; 4º A Sua ressurreição corpral ; 5º A realidade dos milagres. ( HILL, 2008, p. 365 ).
    Entre 1911 e 1915, surgiram "Os fundamentos", textos teológicos publicados por teólogos
norte - americanos, tais como reação à teologia liberal, defendendo em essência os cinco pontos  
doutrinários essenciais ao Cristianismo. Estes foram publicados numa série de doze livros pequenos, defendendo as verdades cristãs consideradas fundamentais. 
    Com dinheiro advindo do financiamento de dois magnatas do petróleo da Califórnia
( WIERSB, 2005 , p.13), Lyman e Milton Stewart ( HINDSON, 2009, p.15), tais livros foram
publicados com o nome: " Os fundamentos; testemunho da verdade". Foram enviados gratuitamente aos estudantes de teologia, pastores e missionários, alcançando uma quantia de
três milhões de cópias.( SHELLEY, 2004, p.482 )
  
A QUE SE REFERIA OS 64 TEXTOS 

RESPOSTA:  Os 64 textos constantes na coletânea versam sobre critica bíblica,interpretação
cristológica do Antigo Testamento, Arqueologia bíblica, relação entre ciência e fé, Inspiração da Bíblia, existência de Deus, divindade de Cristo, nascimento virginal de Cristo, Ressurreição corporal de Cristo, conceito de pecado, julgamento final e retribuição, expiação substitutiva, conversão, evangelismo,missões, eclesiologia,vinda de Cristo(TORREY, 2005 ).

QUE LUTA OCORREU NOS ANOS DE 1920 ?


RESPOSTA:  Nos anos de 1920 se deu a luta fundamentalista dentro das denominações evangélicas nos EUA.  Neste tempo, Curtis Lee Laws, pertencente ao movimento, que o denominou de "Fundamentalismo"( KIENZLER, 1999, p.17).  Neste momento, o fundamentalismo se vinculou ao dispensacionalismo , surgindo assim um forte movimento de resistência que lutou pela ocupação de posições eclesiásticas chaves, especialmente no meio batista e presbiteriano ( HOLTHAUS, 1992, p.656 ). Os fundamentalistas acreditavam que tentar reformular as doutrinas formuladas como "fundamentos" era cair em heresia e apostatar da fé. 
    A partir dos fins de 1930, os fundamentalistas se deram conta que não conseguiriam expulsar os "Liberais" das denominações protestantes tradicionais. Tornaram se então separatistas, fundando asim suas próprias denominações eclesiásticas. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário