quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Teologia Contemporânea 3º ano - Alunos de Sábado à tarde e à distância

                  
                                             Este logotipo não pertence a este blog.



                              Exercícios resolvidos Páginas 55 Capítulo 5

COMO DEFINIR O CONCEITO DA TEOLOGIA DA NEO-ORTODOXIA ?

RESPOSTA: A Neo-ortodoxia iniciou como movimento teológico a partir da crise posterior à primeira Grande Guerra trazendo desilusão com  o Cristianismo Cultural, com as posturas da ortodoxia e da Teologia Liberal, que tinham acomodado o cristianismo à ciência e à cultura ocidental, confiando na progressiva melhoria da humanidade. Participaram do Sínodo de Barmen, muitos dos líderes da Teologia Neo-ortodoxa elaborando assim, sua declaração de fé.
   Este movimento continuou durante a Segunda grande Guerra, bem como no período posterior.
   O conceito de ' ortodoxia' significou, assim, o retorno aos postulados da reforma protestante.
O prefixo ' Neo ' indicava a necessidade de utilização das descobertas teológicas posteriores ao século XVI para auxiliar a conhecer melhor as Escrituras Sagradas e a proclamar o evangelho de forma adequada aos seres humanos do século XX. 

QUAIS FORAM AS CONTRIBUIÇÕES DE BARTH, BULTMANN E TILLICH ?

RESPOSTA:  Karl Barth [ 1886 - 1968 ] é tido como o mais teólogo evangélico desde Schleiermacher ( JÜNGEL, 1980, v.5, p.251.) Nascido em Basiléia. 
Karl Barth foi um dos maiores pensadores protestantes do século XX. Karl Barth nasceu em Basel, Suíça, no dia 10 de maio de 1886. Barth foi um teólogo de confissão calvinista. Filho de pais religiosos, foi educado em meio a pastores conservadores. Suas influências acadêmicas foram Kant, Hegel, Kierkegaard e teólogos como Calvino, Baur, Harnack e Hermann. Até 1911, ainda jovem, esteve Karl Barth vinculado ao protestantismo liberal antidogmático e modernista de Adolf von Harnack (1851-1930), invertendo a seguir sua posição. Em 1911 começou a pastorear uma pequena igreja do interior da Suíça e aí ficou até 1925. Durante esses anos conheceu Eduard Thuneysen, amigo que acompanhou e contribuiu em suas reflexões teológicas. Nessa época seu grande desafio era o que pregar a cada domingo. Em 1914, ele e Thuneysen resolveram buscar uma resposta ao desafio da pregação. Durante quatro anos, Thuneysen estudou Schleiermacher e Barth estudou Paulo. Como fruto desses estudos, em 1919, Barth publicou seu Comentário à Epístola aos Romanos.
  Seguia as ideias da teologia Liberal  e foi influenciado por Schleiermacher, Ritschl e Harnack
até 1919, quando ocorreu a primeira edição de seu livro sobre a epístola  de Romanos, o qual foi como uma bomba explodindo nos círculos teológicos da época. Ele rompeu com os 150 anos de teologia Liberal com seu antropocentrismo alemão vinculando o pensamento de Kierkegaard e Heidegger. ( ENCICLOPÉDIA MIRADOR, 1987, v.3, p. 1219 ).
  As fases da teologia de Barth foram:   Até a primeira edição da Epístola aos Romanos em 1919.   Nesta fase, Barth lutou contra a Teologia Liberal que aprendera na Faculdade de Teologia.Converteu - se  à Bíblia e na primeira edição do comentário ' Epístola aos Romanos ' utilizou o existencialismo para expressar o evangelho de forma compreensível à sua geração. 

Rudolf Bultmann [ 1884 - 1976 ] tem sido conhecido como o mais influente erudito da exegese 
do Novo Testamento do século XX. ( SCHMITHALS, 1981, p.388 ).
  Seu objetivo era o de ajudar o ser humano contemporâneo a crer a compreender  o Novo Testamento.  Nascido em 1884 na cidade de Wiefelstede.
 Publicou a história da tradição sinótica em 1921.
Em 1941 publicou o evangelho de João.

Paul Tillich [ 1886 - 1965 ] Tillich é um dos teólogos protestantes mais lido do século XX. Ele se dedicou à elaboração de uma teologia destinada principalmente aos distantes da igreja e aos que se encontram em meio às dúvidas. Ele mesmo se apresentava como alguém que se movia na fronteira  entre a teologia e a filosofia, entre a religião e a cultura, entre a pergunta e a resposta,entre o velho e o novo mundo ( BUNTFUβ, 2000, p.693 )
Tillich tentou superar o conflito entre neo-ortodoxia ( Teologia dialética ) e o pensamento liberal-humanista sua maior obra.




Nenhum comentário:

Postar um comentário