sábado, 12 de dezembro de 2015

Teologia Contemporânea 3º ano - Alunos de Sábado à tarde e à distância

                        

                                                                 Este logotipo não pertence a este blog.



                                   Exercícios Resolvidos Capítulo 6 Páginas 67 a 71

COMO SE DEU A TEOLOGIA EVANGELICAL NA AMÉRICA LATINA ?

RESPOSTA:. Ao findar dos anos de 1960, jovens pensadores Latino-americanos passaram a avaliar dentro de um olhar crítico a teologia europeia, junto à teologia norte-americana, dentro
da literatura teológica traduzida. Dai então, passaram a perceber que as maneiras doutrinárias ensinadas não tinham vinculo de introdução em seu contexto e que a maioria dos
que ensinavam a teologia era estrangeiros, bem como os hinos e corinhos. Isto levou-os a pensar em uma maneira própria de ensinar a teologia dentro de sua realidade cultural e religiosa.

QUAIS AS BASES TINHAM ESTES JOVENS TEÓLOGOS LATINO-AMERICANOS ?

RESPOSTA: Estes jovens teólogos latino-americanos estiveram em contato com as mais
variadas linhas teológicas, das quais se destacam:
  a) Neo-ortodoxia (Karl Barth, Emil Brunner, Richard Niebuhr, Dittrich Bonhoeffer ): influência encontrada em John A Mackay e no grupo " Igreja e Sociedade na América Latina"
(ISAL), como Miguez Bonino, Júlio de Santa Ana, Emílio Castro, Rubens Alves. Estes teólogos vieram a se tornar precursores da Teologia da Libertação no meio evangélico Latino-americano.
 b) (FTL) A fraternidade teológica Latino-americana surgiu como um ponto de encontro e reflexão que visava expressar a realidade evangélica dentro do contexto da realidade no continente Latino-americano, em toda a sua variedade e pluralismo. Seus membros estavam altamente envolvidos na liderança de suas igrejas e denominações e na tarefa diária de viver e evangelizar. Estes, viam como suas tarefas o fazer teologia contextualizando a fé cristã, refletida à luz da Palavra de Deus e servindo às suas igrejas. ( ESCOBAR, 1980, p.16 )

OQUE A (FTL) DEFENDIA ?  

RESPOSTA:  A FTL defendia uma teologia Latino-americana contextualizada, libertando-se assim da dominação estrangeira que pairava sobre os elaboradores da teologia e da vida da igreja  em seu continente Latino-americano.
    Esta dominação se manifestava muitas vezes pela simples tradução de livros de teologia os quais procuravam responder perguntas que nem  faziam parte de seu contexto ideológico cultural cristão latino-americano.    Os pensadores evangelicais do terceiro mundo, representados pelos Latinos-americanos, precisam observar os  surgimentos dos problemas e as necessidades da realidade em que vivem e querer entender e aplicá-las à mensagem bíblica a partir deste contexto( HELFENSTEIN, 1991, p.8).

OQUE SE REALIZOU EM LIMA NO PERU EM 1979 ?

RESPOSTA:  CLADE II: Sabor e insipidez latino-americanos 

Já terminava uma década nefasta em nosso continente. Na Argentina, enquanto comemorávamos os gols da Copa do Mundo de 1978, milhares eram torturadas e torturados a poucas quadras do Monumental, na Escola Mecânica da Marinha. E meu país não era exceção. As mortes por motivos políticos no continente somaram pelo menos 200 mil durante os anos 1970 e os desaparecidos uns 100 mil (Salinas: 114). Era inevitável até para cristãos conservadores a exigência de atender às preocupações sociais, econômicas e políticas de uma terra que sangrava em guerras civis e guerras sujas, em revoltas e repressões, contras e invasões, crescente pobreza e baixa esperança de saídas viáveis. 

Foi nesse contexto que a FTL convocou o Segundo Congresso de Evangelização – CLADE II, que se realizou em Huampaní, Peru, de 31 de outubro a 8 de novembro de 1979 (Boletim FTL 6:17). 

OQUE SE DEU EM MANILLA EM 1989 ?

RESPOSTA:  Os membros da FTL que estiveram presentes  no II Congresso Internacional de Evangelização Mundial (Lausanne II), em Manilla capital das Filipinas, em 1989, perceberam que houve um retrocesso na dimensão do engajamento social, um tipo de
influência da forte presença norte-americana no Comitê Lausanne, o que levou Carlos Rene Padilha a expressar que: " Com ou sem o movimento de Lausanne, os cristãos evangelicos na próxima década terão de encontrar maneiras de unir a evangelização e a responsabilidade social, o pessoal e o público, a fé e a vida " ( PADILHA, 1989,p.165).

QUAL FOI A AFIRMATIVA DE PADILHA MARCANTE NA HISTÓRIA ?

RESPOSTA:  Esta foi a afirmativa de Carlos Rene Padilha : " Na medida em que a Palavra de Deus se encarna na igreja, o evangelho toma forma na cultura".Deus " sempre falou aos homens a partir de dentro da situação histórica".
 A contextualização do evangelho, portanto, sempre leva á ! contextualização da igreja na história".  ( PADILLA,1992,p.114) 



Nenhum comentário:

Postar um comentário