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Exercícios resolvidos Páginas: 12 , 13
COMO SE DEU O INICIO DA TEOLOGIA MODERNA ?
ONDE,COMO E QUEM DEU INICIO ?
RESPOSTA: No inicio do século XIX muitos pensadores estavam desistindo do Cristianismo
por considerá-lo irracional. Porém, surgiram reações de pessoas que procuravam fugir da tirania da razão. Era o surgimento do Romantismo como corrente filosófica. Pensadores do
Romantismo vieram a influenciar Frederic Daniel Ernestt Schleiermacher ( 1768 - 1834 ),
o qual viria a formular uma alternativa teológica romântica e ser considerado o iniciador da
Teologia Moderna.
Ele foi educado dentro da visão teológica PETISTA MORAVA. Seus pais o levaram
ao centro de formação de professores ( Escola Pedagógica ) da igreja MORAVA em Niesky,
visto que não queriam que ele caísse sob a influência de uma teologia cética, que o afastasse
da vida piedosa ensinada em sua casa. Ali, ele estudou até 1785, quando se transferiu ao
seminário de Barby, onde começou a ler escritos filosóficos de Kant, bem como obras de
Goethe e de correntes teológicas críticas, as quais eram literaturas proibidas pelos irmãos
MORAVOS, isto gerou conflitos que o levara a se transferir à universidade de Halle, que por sua vez se tornara reduto de forte influência do iluminismo. Ele permaneceu em Halle desde
1787 a 1789.
A universidade de Halle desta época era dominada pelo Racionalismo e pela interpretação
histórico - crítico da Bíblia. Um dos seus precursores foi Salomão Semler (1725 - 1791 ), que fora professor e depois diretor em Halle, e promotor da crítica à Bíblia e à história da igreja.
EM RELAÇÃO A TEOLOGIA MODERNA, OQUE TIPIFICOU O SÉCULO XVIII ?
RESPOSTA: A Bíblia representava apenas uma verdade parcial, igual a tantos outros
reflexos também presentes nas outra religiões. Entre os não cristãos também se representaram momentos de revelação eterna. Isto ocorreu sempre que entre eles existisse moralidade.
( HAZARD, 1983 , p. 75s ). Isto tipificou o século XVIII quando nunca tantas obras foram
publicadas contra a religião e tantas também a favor ( HAZARD, 1983 , p. 81 )
ONDE E QUANDO SURGIU O ROMANTISMO ?
RESPOSTA: Ora! Em 1794, Schleiermacher tornou - se pastor auxiliar em Landsberg
junto ao rio Wartha. entre 1796 e 1802 foi capelão no hospital de caridade de Berlim.
Entre 1787 e 1804 havia se desenvolvido o Classicismo por construção da poesia de Goethe
e de Schiller. A partir dos anos 1790 surgiu o Romantismo na Alemanha. Os românticos
interpretavam o mundo a partir de uma visão estética, o que posteriormente foi aplicado
à religião. A ênfase no sentimento e na fantasia produziu uma nova mistica, gerando uma
piedade estético - mistica. ( GRANADOS, 2002 , p. 22s.)
COMO SE DEU O SURGIMENTO DO LIBERALISMO ?
RESPOSTA: Com Schleiermacher, teve inicio o liberalismo Teológico. O Liberalismo
surgiu primeiramente como movimento politico-social e teve grande influência nas concepções
politicas do século XIX, vindo logo após, transformar a vida religiosa do Cristianismo, trazendo assim os princípios da liberdade individual e do direito à igualdade para dentro do universo
religioso, ligitimando - os.
As comunidades religiosas, a partir destes princípios deveriam adotar uma postura igualitária, antiautoritária e anti - hierárquica.
QUAIS FORAM OS REPRESENTANTES DO MOVIMENTO TIPIFICADOR DO NOVO PROTESTANTISMO ?
RESPOSTA: Os teólogos Friedrich Schleiermacher, Albrecht Ritschl, Adolf Von Harnak.
Até hoje o liberalismo tem influenciado a religião vivenciada na prática.
QUAIS OS RUMOS DA TEOLOGIA LIBERAL ?
RESPOSTA: A teologia liberal tentou adaptar a teologia à cultura às formas de pensar
modernas pelas transformações ocorridas na cosmovisão moderna, o liberalismo creu que a
mensagem bíblica como tal tornou - se incompreensível ao ser humano moderno. Então,
tentam repensar a fé para continuar de valia ao ser humano. As categorias usadas na Bíblia
para falar da experiência religiosa são, na compreensão liberal, mutáveis.
Ao mesmo tempo, o liberalismo rejeitou a crença religiosa baseada exclusivamente na
autoridade. As concepções teológicas tinham de passar pelo teste da razão e da experiência.
Tudo estava sujeito a reavaliação e a religião teve de se deixar passar por uma análise critica,
visto que a própria Bíblia não era entendida como um registro infalível. A " essência do Cris-
tianismo" passou a substituir a autoridade das Escrituras e dos credos.
Em resumo: Não mais se avaliava as atitudes pela Bíblia, mas a Bíblia pelas atitudes !
Ou seja! A Bíblia não era a regra geral de fé e prática !
E QUANTO AO IDEALISMO ÉTICO DE KANT ?
RESPOSTA: Ora! O idealismo ético de Kant levara a rejeição de todo o raciocínio trans-
cendental. Schleiermacher contrapôs à ideia da religião como condição do coração, cuja a
essência é o sentimento. Com isto, a religião passou a ser vista como experiência individual
de dependência de Deus. Desta forma, se constitui uma posição distinta também do idealismo
absoluto de Hegel, que enfatizava a estrutura racional no mundo como existente à parte das
mentes individuais. Se para Hegel, o real era apenas o racional, para Schleiermacher a
experiência com Deus escapava ao controle da razão. A fé e a experiência religiosa foram
defendidas como autônomas.
O liberalismo passou a se dedicar à pesquisa sobre Jesus histórico, através de Strauss e
Ritschl, contrapondo - o ao Cristo da fé. Pensou - se estar, desta maneira, na busca da
" essência do Cristianismo "
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