domingo, 6 de dezembro de 2015

Teologia contemporânea 3º ano - Alunos de sábado à tarde e à distância

                 
                                             Este logotipo não pertence a este blog.


                    Exercícios resolvidos Páginas: 12 , 13

COMO SE DEU O INICIO DA TEOLOGIA MODERNA ?
ONDE,COMO E QUEM DEU INICIO ?

RESPOSTA:  No inicio do século XIX muitos pensadores estavam desistindo do Cristianismo
por considerá-lo irracional. Porém, surgiram reações de pessoas que procuravam fugir da tirania da razão. Era o surgimento do Romantismo como corrente filosófica. Pensadores do
Romantismo vieram a influenciar  Frederic Daniel Ernestt Schleiermacher ( 1768 - 1834 ),
o qual viria a formular uma alternativa teológica romântica e ser considerado o iniciador da
Teologia Moderna.
   Ele foi educado dentro da visão teológica PETISTA MORAVA. Seus pais o levaram 
ao centro de formação de professores ( Escola Pedagógica ) da igreja MORAVA em Niesky,
visto que não queriam que ele caísse sob a influência de uma teologia cética, que o afastasse 
da vida piedosa ensinada em sua casa. Ali, ele estudou até 1785, quando se transferiu ao
seminário de Barby, onde começou a ler escritos filosóficos de Kant, bem como obras de 
Goethe e de correntes teológicas críticas, as quais eram literaturas proibidas pelos irmãos
MORAVOS, isto gerou conflitos que o levara  a se transferir à universidade de Halle, que por sua vez se tornara reduto de forte influência do iluminismo. Ele permaneceu em Halle desde
1787 a 1789. 
   A universidade de Halle desta época era dominada pelo Racionalismo e pela interpretação
histórico - crítico da Bíblia. Um dos seus precursores foi Salomão Semler (1725 - 1791 ), que fora professor e depois diretor  em Halle, e promotor da crítica à Bíblia e à história da igreja. 

EM RELAÇÃO A TEOLOGIA MODERNA, OQUE TIPIFICOU O SÉCULO XVIII ?

RESPOSTA:  A Bíblia representava apenas uma verdade parcial, igual a tantos outros
reflexos também presentes nas outra religiões. Entre os não cristãos também se representaram momentos de revelação eterna. Isto ocorreu sempre que entre eles existisse moralidade.
( HAZARD, 1983 , p. 75s ).  Isto tipificou o século XVIII quando nunca tantas obras foram
publicadas contra a religião e tantas também a favor ( HAZARD, 1983 , p. 81 )
     

ONDE E QUANDO SURGIU  O ROMANTISMO ?

 RESPOSTA:   Ora! Em 1794, Schleiermacher  tornou - se pastor auxiliar em Landsberg
junto ao rio Wartha. entre 1796 e 1802 foi capelão no hospital de caridade de Berlim. 
Entre 1787 e 1804  havia se desenvolvido  o Classicismo por construção da poesia de Goethe
e de Schiller.  A partir dos anos 1790 surgiu o Romantismo na Alemanha. Os românticos 
interpretavam o mundo a partir de uma visão estética, o que posteriormente foi aplicado
à religião.    A ênfase no sentimento e na fantasia produziu uma nova mistica, gerando uma
piedade estético - mistica. ( GRANADOS, 2002 , p. 22s.)

COMO SE DEU O SURGIMENTO DO LIBERALISMO ?

RESPOSTA:  Com Schleiermacher,  teve inicio o liberalismo Teológico. O Liberalismo
surgiu primeiramente como movimento politico-social e teve grande influência nas concepções
politicas do século XIX, vindo logo após, transformar a vida religiosa do Cristianismo, trazendo assim os princípios da liberdade individual e do direito à igualdade para dentro do universo
religioso, ligitimando - os. 
    As comunidades religiosas, a partir destes princípios deveriam adotar uma postura igualitária, antiautoritária e anti - hierárquica. 

QUAIS FORAM OS REPRESENTANTES DO MOVIMENTO TIPIFICADOR DO NOVO PROTESTANTISMO ?

RESPOSTA:   Os teólogos Friedrich Schleiermacher, Albrecht Ritschl, Adolf Von Harnak.
Até hoje o liberalismo tem influenciado a religião vivenciada na prática.

QUAIS OS RUMOS DA TEOLOGIA LIBERAL ?

RESPOSTA:  A teologia liberal tentou adaptar a teologia à cultura às formas de pensar
modernas pelas transformações ocorridas na cosmovisão moderna, o liberalismo creu   que a
mensagem bíblica como tal tornou - se incompreensível ao ser humano moderno. Então,
tentam repensar a fé para continuar de valia ao ser humano. As categorias usadas na Bíblia
para falar da experiência religiosa são, na compreensão liberal, mutáveis. 
  Ao mesmo tempo, o liberalismo rejeitou a crença religiosa baseada exclusivamente na
autoridade.  As concepções teológicas tinham de passar pelo teste da razão e da experiência.
  Tudo estava sujeito a reavaliação e a religião teve de se deixar passar por uma análise critica,
visto que a própria Bíblia não era entendida como um registro infalível. A " essência do Cris-
tianismo" passou a substituir a autoridade das Escrituras e dos credos. 
  Em resumo: Não mais se avaliava as atitudes pela Bíblia, mas a Bíblia pelas atitudes !
Ou seja! A Bíblia não era a regra geral de fé e prática !

E QUANTO AO IDEALISMO ÉTICO DE KANT ?  

RESPOSTA: Ora! O idealismo ético de Kant levara a rejeição de todo o raciocínio trans-
cendental. Schleiermacher contrapôs à ideia da religião como condição do coração, cuja  a
essência é o sentimento. Com isto, a religião passou a ser vista como experiência individual
de dependência de Deus. Desta forma, se constitui uma posição distinta também do idealismo
absoluto de Hegel, que enfatizava a estrutura racional no mundo como existente à parte das
mentes individuais. Se para Hegel, o real era apenas o racional, para Schleiermacher a 
experiência com Deus escapava ao controle da razão. A fé e a experiência religiosa foram 
defendidas como autônomas. 
    O liberalismo passou a se dedicar à pesquisa sobre Jesus histórico, através de Strauss e
Ritschl, contrapondo - o ao Cristo da fé. Pensou - se estar, desta maneira, na busca da
" essência do Cristianismo "



Nenhum comentário:

Postar um comentário