domingo, 6 de dezembro de 2015

Teologia contemporânea 3º ano - Alunos de Sábado à tarde e à distância


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                                 Exercícios resolvidos Página 11, 12

AS TRANSFORMAÇÕES  Oque ocorreu ?

RESPOSTA:  Desde então, a antiga astronomia geocêntrica de Cláudio Ptolomeu(séc.II d.C)
foi definitivamente aposentada. A terra como ponto central do mundo e o homem como ponto
central da terra, passaram a ser completamente abandonados.  Até então, o estilo de pensamento, o conceito de ciência e a compreensão do mundo eram determinados por motivos
religiosos.
    Até ao século XVII( período das Ortodoxias e da confessionalização ), o pensamento científico permaneceu sob o controle religioso. Inclusive as ideias de Copérnico, somente
se tornariam conhecidas por terem sido editoradas e adaptadas por Nüremberg, bem como
apresentadas como simples teorias. (HELFERCH, 1992, p. 138s).
   Lutero, Melanchthon, e Calvino, consideravam obra de palhaço as ideias de Copérnico.
O livro principal de Copérnico constou no index de obras proibidas pela igreja Católica
Romana desde 1616 a 1757. João Kepler (1571 a 1630) foi um dos poucos a se deixar convencer
pelas ideias de Copérnico.( HELFERICH, 1992, p.140s )        Galileu (1564 a 1642) foi quem
levou as ideias de Copérnico adiante em seus experimentos e reflexões. Entre tanto, quem
conseguiu provar matematicamente o movimento dos planetas foi Isaac Newton (1643 a 1727).
  Em Isaac Newton, a matemática, as ciências naturais e o conhecimento de Deus ainda eram
vistos conjuntamente.(HELFERICH, 1992,p.143s)
  
O PAPEL DE TOMÁS HOBBES NO IMPIRISMO 

RESPOSTA:  A partir de Tomás Hobbes se pregoou um naturalismo moderno, sistema completo de filosofia da experiência. Entendia - se que os fenômenos se realizavam mecanicamente. Havia uma ligação monística com os fenômenos, de forma que não havia interesse pelo que estaria por detrás das coisas até então, vistas como verdades eternas.
   O ser humano e os animais, eram vistos como prisioneiros dos sentidos. A religião era
Lei de Estado. Esta, não era filosofia, mas sim somente crença.( HIRSCHBERGER, 1967, p.197 - 204 ).   Para Hobbes, a sociedade, sem um estado poderoso se destruiria por si só.(HELFERICH,1992, p.165 ).  O estado recebeu dele o nome de " Leviatã " Não existem
valores absolutos.  Justiça e injustiça são vistas como fruto de convenções estabelecidas
pelos seres humanos. ( REALE; ANTISERI, 2005 , p. 82 ).

O PAPEL DE JOÃO LOCKE   E DAVID HUME NO IMPIRISMO

RESPOSTA:  João Locke (1632 - 1704) defendeu que exclusivamente pela experiência  se
estabelecia o conhecimento. Não havia para ele, verdade inata. As ideias eram simples
impressões sensíveis. (HIRSCHBERGER, 1967 , p. 210 - 212)  A experiência passou a ser
vista como " Limite intransponível de todo conhecimento possível ".  A mente era entendida
como " Uma tabula rasa na qual apenas a experiência inscreve os conteúdos ". ( REALE;
ANTISERI, 2005 , p. 93 ).
      Em David Hume ( 1711 ´1776 ) o empirismo chegou a seu epílogo irracionalista.  Defendeu
que a natureza se sobrepunha à razão. Nele, o empirismo renunciou à própria filosofia.
( REALE; ANTISERI, 2005, p. 131) A  razão não pode se contrapor à paixão na condução da
vontade.  A razão não tem como guiá - la. A moral é utilitarista. A religião não possui fundamento racional.  A ideia do divino procede do medo da morte. ( REALI; ATISERI, 2005, p. 141). Inclusive a conexão entre religião e ética foi negada por Hume. 
   Defendeu que a ignorância é a mãe da devoção religiosa(REALE; ANTISERI, p.143s)
        Rompeu definitivamente com a metafísica ( HIRSCHBERGER, 1967, p.231 ). Para ele
só há o mundo sensível, o tempo e os homens.  O ser humano é autônomo, libertando - se  de
tudo que é sobre - humano ( HIRSCHBERGER, 1967, p. 250). A porta estava aberta para o
iluminismo com sua concepção de homem ideal e universal, moldado pela natureza e pela razão.
      Só se admitia oque era acessível ao conhecimento natural. A existência de revelação divina,
era, a princípio, descartada.
      Hume, influenciara Kant, conduzindo - o à elaboração de uma filosofia do racionalismo
crítico.( MARCONDES, 2005, p.207 ) Para Kant, não se pode provar a existência de Deus.
Ele negou qualquer valor à metafísica. Não é para menos que Kant saudou o iluminismo
como " Saída do homem do estado de minoridade" ( KANT, apud REALE; ANTISERI,2005,p.217 )

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