quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

Teologia Contemporânea 3º ano - Alunos de Sábado à tarde e à distância

                        
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                                          Exercícios resolvidos Páginas 45, 46

A PASSAGEM DO SÉCULO XIX PARA O XX FOI MARCADA POR VÁRIAS TRANSFORMAÇÕES,  QUAIS SÃO ESTAS TRANSFORMAÇÕES ?

RESPOSTA:  A Igreja  e o nacionalismo moderno, este, com suas raízes na revolução francesa, neste caso, não é entendido como crescente sentimento nacional, mas como hegemonia do que é nacional sobre todos os aspectos da vida. Em 1792, na França revolucionária, ficou decidido que todas as municipalidades construiriam um altar da pátria, no qual seria inscrito:
" Os cidadãos nascerão, viverão e morrerão à pátria."  Assim foi surgindo uma religião
substituta dos séculos XIX e XX.( SCHMIDT, 1948, p503)
   Na Alemanha, sob a influência de Herder, o nacionalismo se desenvolveu de forma mais populista. A igreja foi a partir de 1555, organizada de acordo com o princípio territorial, e posta a serviço do estado. E quando havia as guerras, a luta era, portanto,ao lado de Deus pelo rei e
pela pátria.
    O povo alemão era então conhecido como sendo o povo de Deus. Nas guerras, ocorria uma fusão de ideias religiosas, nacionais e democráticas. Defendia se que havia perfeita harmonia entre germanidade e cristandade. 
    O movimento de reavivamento ocorrido na metade do século XIX na Alemanha,teve sempre de novo, exortar para que a igreja não se perdesse em meio ao movimento nacional alemão.  A
guerra franco - prussiana (1870- 1871) e a formação da nação alemã, fortaleceram no liberalismo o nacionalismo. 
   Em meio à "luta cultural", os jesuítas foram expulsos da Alemanha por Bismarck. Alguns
queriam transformar Lutero numa espécie de santo nacional. Neste período, alguém como:
Adolf Stöcker falava sobre o " santo casamento entre a Reforma e a germanidade". (SCHMIDT, 1984, p.504-507 )

QUAL O COMPORTAMENTO DA IGREJA DURANTE A PRIMEIRA GRANDE GUERRA? 

RESPOSTA:  A partir da primeira guerra mundial, formou inicialmente, altas ondas nacionalistas, com pretensões quanto ao reino de Deus, deveres militares e virtude cristã, num índice admirável. Havia nas pregações desta época de guerra uma mistura de Belém e Potsdam
( sede do governo Alemão). ( SCHMIDT, 1984, p. 508 )
    O forte sentimento nacional roubou de círculos diretivos da igreja evangélica, a partir de 1928, uma visão clara do significado que um governo nacional-socialista teria à igreja, pois esta, havia perdido o dom de distinção de espíritos( discernimento). Em consequência, deixou um espaço aberto ao surgimento de uma anomalia como o governo nacional-socialista de Hitler.
(SCHMIDT,1984, p. 510)
   
 OQUE DEFENDIA OS NACIONAL-SOCIALISTAS?

RESPOSTA:  Os nacional - socialistas defendiam que a história era a revelação de Deus e a tomada do poder por volta de 1933 por Hitler foi descrita como tendo o significado de uma revelação e que através de Führer Deus falaria conosco.  Em 1932 o grupo de Cristãos alemães
lançou - se nas eleições eclesiásticas prussianas como união dos nacional-socialistas na igreja.
  Queriam espaço para a cosmovisão e depois o domínio completo desta igreja e esperavam também um despertamento popular missionário.  Não conseguiram. A primeira guerra mundial
introduziu um apostura crítica contra o otimismo com relação ao mundo e a crença no progresso. A Teologia Dialética conhecida também como  Neo-ortodoxia iniciou-se a partir desta
critica à cultura.
   Em 1917 com a comemoração dos quatrocentos anos da reforma, havia impregnada nas mentes a visão da pecaminosidade de todos os seres humanos, bem como da salvação dos pecados. A mensagem reformatória e a perda da guerra em 1918, conduziu às profundidades
da teologia de Lutero, a teologia da cruz e o deus abscondido ( oculto ). A reforma fortaleceu 
a visão de Deus como aquele que quer a totalidade da vida, também sobre a cultura que havia sido declarada setor autônomo. ( SCHMIDT, 1984, p. 512s )
   As frentes da luta pela igreja estavam demarcadas. A teologia confessional, a teologia do Reavivamento e a teologia Dialética foram agrupamentos catalisadores ( Oque provoca reação )
da oposição aos cristãos alemães . 
         

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